PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Colégio Rio Preto tem como proposta pedagógica levar a criança a aprender, interpretar e explicar suas ações, expondo sua opinião em relação a outros pontos de vista e se manifestar com relação ao seu comportamento.

O processo ensino-aprendizagem é natural e espontâneo sem dispensar o planejamento bem elaborado do professor e sua contínua avaliação.

Sendo assim, esta metodologia permite à criança a vivenciar, através de atividades que levam a desenvolver sua percepção, capacidade de comparação, reconhecimento e combinação de elementos, num processo de aprendizagem que parte do concreto para o abstrato.

Nessa fase, a criança necessita de liberdade de expressão e comunicação, para tornar-se um ser atuante no meio em que vive. Para isso, ela deve receber, além dos conhecimentos pedagógicos, oportunidades de desenvolvimento pessoal e físico, buscando interagir com o mundo a sua volta.

O nosso objetivo é formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento.

O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo